Mercado imobiliário comemora terceiro trimestre com resultado milionário

30/10/2019

O mercado imobiliário do Amazonas comemora chegada do terceiro trimestre do ano com números positivos, um faturamento de R$236 milhões, somado aos dois primeiros trimestres de 2019 um valor de R$578 milhões, correspondente a 95,8% de rendimentos obtidos em comparação ao ano de 2018, quando a receita correspondeu a R$603 milhões. Os dados foram divulgados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-AM) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-AM) na manhã desta quarta-feira (30), no Hotel Adrianópolis.

No início de 2019 a projeção era chegar a 32% (R$ 794 milhões); hoje esta estimativa aumentou para 55%, cerca de R$ 933.600 milhões. Faltando apenas o quarto trimestre para fechar o ano, o mercado imobiliário ainda tem o desafio de conquistar 39% para alcançar a meta, cerca de R$355 milhões.

O diretor da Comissão da Indústria Imobiliária da Ademi-AM, Henrique Medina, destacou que o crescimento do mercado no Amazonas se deu por um conjunto de fatores: aumento do PIB (produto Interno Bruto); a redução do desemprego, segundo dados do CAGED (O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) os números indicam que Manaus é uma das cidades que tiveram o maior ganho em números positivos de novas contratações de pessoas; e as novas condições de juros que hoje estão sendo ofertadas pelos bancos.

“Todas essas condições fazem com que o consumidor fique mais otimista e confiante, não só o consumidor, mas também o incorporador que coloca mais produtos no mercado”, enfatizou Medina.

Houve lançamento de 7 empreendimentos residenciais até o terceiro trimestre de 2019. Em comparação ao ano passado, foram lançados 6 empreendimentos no total, que representaram 2.140 unidades, este ano a soma das unidades é de 2.117.

Os Bairros que representaram juntos 59,8% das unidades vendidas no terceiro trimestre de 2019 foram: Tarumã (254), Ponta Negra  (140), Planalto (127), Alvorada (117), São Geraldo (92) e Lago Azul  (87).

Em relação às vendas dos Bancos, os Bairros que representaram juntos 78,2% foram Tarumã Açu (45), Ponta Negra (30),Compensa (18) Parque 10 de Novembro (15), no total foram vendidas 138 unidades.

A Smart House com sede em Minas Gerais chegou ao Amazonas em 2018 e fez o primeiro lançamento de produtos imobiliários na última Feira de Imóveis de Manaus, realizada no último final de semana de setembro. O diretor comercial da Smart, Raphael Collares, reforçou que a empresa acompanhou a retomada do mercado imobiliário no cenário nacional e demonstrou uma grande expectativa para investir em Manaus. “O mercado amazonense é muito cobiçado e entender sobre o comércio local, entender a cultura do amazonense é fundamental para que a gente consiga desenvolver um trabalho de sucesso”, destacou.