BB pode retomar crédito para financiamento à produção em 2020

14/02/2020

A possibilidade de retomada de crédito para financiamento à produção por parte do Banco do Brasil (BB), além de uma ferramenta ‘0800’ que permita a adesão pelas empresas, apresentada pela Wiz BPO, foram as pautas da reunião de acompanhamento do programa Minha Casa, Minha Vida, promovida pela Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Presidente e vice-presidente da Ademi-AM, Albano Maximo e Hélio Alexandre , respectivamente estiveram presentes.

Antes de iniciar a conversa com os representantes do Banco do Brasil, o presidente da CHIS, Carlos Henrique de Oliveira Passos, reforçou a vontade do setor de ter mais acesso ao crédito. “Renovamos nossa esperança do BB ter uma rede nacional para crédito imobiliário com foco em produção, porque para aquisição já é forte”, ponderou Passos.

Eric Donatini, assessor do BB, citou que pagamentos da faixa 1 do MCMV estão acontecendo, mas não há perspectivas para novas contratações nessa faixa. “A tendência é seguir atuando prioritariamente com SBPE [Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo] e faixa 3 em cidades com mais de 200 mil habitantes”, comentou.

O assessor explicou, ainda, que o modelo de disponibilidade de funding do BB é inverso ao da Caixa. “Hoje, 90% do funding de poupança é para o agronegócio. Temos que fazer escolhas e o banco tem priorizado empreendimentos SBPE e faixa 3”.

Para Passos, o fato de o banco priorizar o financiamento para cidades com mais de 200 mil habitantes pode restringir o acesso ao crédito para produção para boa parte da região Nordeste do país, por exemplo. “Até entendo segmentação de cliente da faixa 3, mas quando exclui cidades assim, deixa de ser Banco do Brasil e sim, do Sul e Sudeste. Temos dificuldade de concentração bancária, e o BB é parte importante para que haja um melhor equilíbrio regional. Muitos empreendedores dependem desse financiamento. O banco não pode ser excludente, tem que ser inclusivo”, argumentou.

https://cbic.org.br/es_ES/bb-pode-retomar-credito-para-financiamento-a-producao-em-2020/