Mercado

Seminário BNDES: O novo ciclo de investimentos em infraestrutura e a transparência na construção civil

16 de abril de 2019

O Seminário que será realizado pelo BNDES no dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, discutirá como fortalecer e modernizar o setor de construção civil no país. A indústria da construção pesada no Brasil tem passado por mudanças relevantes, com a perda do protagonismo de grupos tradicionais e surgimento de novos atores, nacionais e internacionais. Novas práticas e processos, baseados, sobretudo, em governança e integridade, são exigências mínimas de investidores que buscam parceiros para a realização dos investimentos no país. Além disso, a capacidade financeira e a quantidade de empresas atuando no Brasil devem ser compatíveis com o volume de investimentos esperado para os próximos anos.

Esse é um dos pilares para um ciclo vigoroso e sustentável de investimentos em infraestrutura, sendo fundamental para o crescimento econômico do país. Diversos estudos apontam para uma meta desafiadora: mais que dobrar a taxa de investimentos em infraestrutura em proporção ao PIB, para cerca de 4% anuais. Para atingi-la, são necessárias medidas como planejamento de investimentos no longo prazo, capacidade de estruturar projetos de boa qualidade, aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições, segurança jurídica e regulatória, previsibilidade para atrair os recursos para o financiamento dos investimentos e a existência de um setor de construção civil robusto e moderno, que esteja alinhado às melhores práticas internacionais.

O evento contará com a participação das principais autoridades responsáveis pelas políticas públicas de infraestrutura no país, representantes da indústria e de investidores do setor. Serão abordados também temas como as diretrizes no campo da segurança jurídica, o ambiente de negócios e o processo de adoção de compliance e de políticas de integridade na construção. Durante o encontro, será apresentado estudo sobre o tema, realizado pela Mckinsey/BNDES/IFC/BID, previsto para ser divulgado em maio de 2019.

Matéria original em

Mais Mercado

Outras matérias

logoAdemiRodape.png
Av. André Araújo, nº 97
Ed. Fórum Business Center, 12º andar, sl. 1212
Bairro Adrianópolis
CEP 69057-025 - Manaus-AM
Telefone: (92) 3346-2800, ramal 22
E-mail: ademi.amazonas@gmail.com
Pesquise o site
Desenvolvido em SPIP pela Calepino